top of page

Neymar comemora liderança de Bortoleto na F2: "Brasil no topo"




A torcida pelo que pode ser mais um título do Brasil na Fórmula 2 ganhou um reforço de peso: o atacante Neymar compartilhou nas redes sociais uma foto de Gabriel Bortoleto, mais novo líder da principal categoria de acesso à F1, e desejou sorte ao piloto paulista na busca pelo campeonato e, claro, uma vaga na elite do automobilismo na Europa.

- Brasil no topo e pronto pra fazer história! Boa sorte, mlk - escreveu Neymar.

Bortoleto chegou em quarto lugar na corrida principal da etapa de Baku da F2, no último domingo; com isso, assumiu a liderança da categoria restando duas etapas do fim da temporada, que ainda tem as rodadas do Catar e Abu Dhabi.

O jovem de apenas 19 anos veio de título na F3 em 2023 e agora, busca o título da F2 em sua temporada de estreia, pela Invicta Racing. Ele está bem tutorado - tendo como empresário o bicampeão Fernando Alonso, por meio da empresa de gestão de pilotos do veterano espanhol, e integrando a Academia de Pilotos da McLaren há um ano.

CEO da McLaren e Alonso celebram vitória de Bortoleto na F2

Bortoleto escapa de batida e assume liderança da F2 após 4º em Baku

Gabriel Bortoleto comemora a vitória na corrida principal da Fórmula 2 em Monza — Foto: James Sutton/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Bortoleto já foi alvo de rumores de um possível acerto com a Sauber (que se tornará Audi) para 2025. Na última semana, o adolescente fez sua estreia com um carro da F1, guiando um modelo da McLaren no Circuito de Spielberg na Áustria.


Quem é Gabriel Bortoleto, primeiro brasileiro campeão de F3

Se for campeão da F2, Bortoleto será o segundo brasileiro a alcançar tal feito: o primeiro foi Felipe Drugovich. O paranaense levou o título de 2022, ano no qual também fechou com a Aston Martin como piloto reserva e de desenvolvimento. Ele, porém, ainda não teve sua chance como titular na F1.

Caso seja campeão ou ao menos termine a temporada da F2 em segundo ou terceiro lugar, Gabriel recebe automaticamente os 40 pontos que o habilitam a obter a superlicença, documento exigido para pilotar na F1. Como já tem 30 pelo título da F3 ano passado, ele precisa de mais dez; obtidos com até o sexto lugar na F2.

Já possuindo mais de 25, Bortoleto está intitulado a disputar alguns treinos livres na F1, algo que ainda não se concretizou: como os GPs dos Estados Unidos e de São Paulo terão corridas sprint e apenas um treino livre, restarão os GPs do México e Abu Dhabi - para o primeiro, no entanto, Pato O'Ward já foi confirmado no TL1 pela McLaren.

Comments


bottom of page