top of page

Registro fake de vacinação de Bolsonaro em SP traz nome de Lula

Um outro registro de vacinação, em nome de Jair Bolsonaro, foi encontrado em São Paulo. Desta vez, o nome do ex-presidente aparece como tendo tomado uma dose da Janssen no dia 19 de julho de 2021, na Unidade Básica de Saúde Parque Peruche. E traz o email de contato lula@gmail.com. Trata-se de uma fraude, naturalmente. A Polícia Civil de SP chegou a registrar um Boletim de Ocorrência para apurar o caso, após denúncia de funcionárias da Coordenadoria de Vigilância e Saúde.


Segundo o BO, ao qual a Jovem Pan teve acesso, as funcionárias relataram ter verificado a aplicação do imunizante no sistema estadual Vacivida. A dose teria sido validada pelo Ministério da Saúde com emissão de certificado de vacinação pelo ConectSUS. No entanto, que ao fazer o rastreamento do lote, verificou-se que ele nunca existiu na UBS e que a profissional registrada como aplicadora da vacina também nunca trabalhou na unidade. As funcionários disponibilizaram à polícia prints das telas de computador mostrando as pesquisas que fizeram sobre a falsificação.


A denúncia foi registrada pela DP como crime de falsidade ideológica. O caso acabou sendo enviado para a Polícia Federal, que concentrou toda a investigação sobre o esquema de adulteração no sistema de vacinas do Ministério da Saúde. A fraude pode beneficiar a defesa de Bolsonaro, que não reconhece qualquer participação do ex-presidente no suposto esquema montado por ex-assessores com funcionários da Prefeitura de Duque de Caxias.

留言


bottom of page